Armazenamento de documentos contábeis (local de escrituração)

Melhor contabilidade colombo
A administração da entidade, querendo assumir a responsabilidade pelas demonstrações financeiras com base nos livros mantidos pelo escritório de contabilidade, deve ser capaz de exercer um controle real sobre o que está acontecendo nos livros. O acesso aos livros deve também ser facultado ao conselho fiscal ou conselho fiscal da entidade, caso tenham sido nomeados. O escritório de contabilidade atua no interesse do cliente, que deve poder verificar facilmente se esse interesse é devidamente implementado.

Os livros de contabilidade devem ser mantidos pela entidade a que respeitam, podendo, no entanto, a entidade confiar a sua guarda a uma entidade autorizada a prestar serviços de escrituração e, tratando-se de entidades do sector das finanças públicas, a outra entidade do mesmo sector. A Lei da Contabilidade não proíbe o armazenamento de livros de contas fora da sede social da entidade. Portanto, é possível que esses livros sejam mantidos por um escritório de contabilidade.

No entanto, recorde-se que, caso os livros de contabilidade sejam mantidos fora da sede ou direção da entidade, o gestor da entidade é obrigado a notificar a repartição de finanças competente e a assegurar a disponibilização dos livros às autoridades competentes, nos termos com as regras estabelecidas na Lei. A guarda de documentos contabilísticos pode assim fazer parte dos serviços prestados pelo escritório de contabilidade.

No entanto, isso está associado a problemas logísticos, principalmente no caso de auditorias realizadas em clientes cuja sede social esteja localizada a uma distância considerável da sede do escritório de contabilidade. Para adotar tal solução, o escritório de contabilidade deve zelar pela segurança e confidencialidade dos documentos armazenados, o que em se tratando de um grande número de documentos pode ser um desafio.