Investir na prática: por que e quando investir em ouro?

Envio dhl em recife
O restante do texto se referirá ao ouro físico e “de papel”, mas adquirido com um horizonte de investimento mais longo em mente. Na perspectiva de algumas semanas ou meses, estamos lidando com pura especulação, que neste texto não é objeto de nosso interesse. No entanto, se você estiver interessado, verifique o ranking abaixo e escolha o melhor lugar para negociar instrumentos baseados em ouro. Você já sabe como pode investir em ouro, quais são os riscos envolvidos e quanto o metal permitiu que você ganhasse no passado.

Portanto, resta considerar qual é o melhor momento para iniciar um investimento “dourado”. Para responder a essa pergunta, examinaremos novamente o preço histórico do ouro, bem como o comportamento do mercado de ações e alguns desenvolvimentos econômicos. Quando o ouro sobe e desce? O ouro deve se tornar um investimento lucrativo durante a crise financeira e a queda do mercado de ações, mas não trará retornos satisfatórios em tempos de prosperidade econômica.

Simplificando, quando a economia vai bem, o capital flui para ativos de risco, por exemplo, ações, enquanto em tempos ruins é transferido, entre outros, para ao ouro, que muitas pessoas ainda veem como um porto seguro financeiro. Acrescentemos, porém, que o preço do ouro também é fortemente afetado pela inflação e pelas taxas de juros.

Quando estamos lidando com taxas de juros reais positivas (difíceis de imaginar hoje em dia), você pode se proteger facilmente contra a inflação usando, por exemplo, depósitos bancários seguros. Este não é um momento favorável para investir em ouro e, geralmente, também em ações e outros ativos de risco. Afinal, por que arriscar perder parte do seu capital, se um lucro seguro e satisfatório pode ser fornecido pelo banco?