Embora essas três estratégias para o avanço da fundamentação teórica da educação a distância

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sejam repetidas na literatura atual, Ely prevê um empecilho
à progressão teórica. “O que parece ser necessário é uma compreensão sem
nuvens da educação a distância. Isso inclui o público, o ambiente e as
metodologias de entrega”. Loesch e Foley concordam e pedem mais pesquisas
nesta área em sua afirmação de que somente quando uma compreensão clara
da educação a distância se torna disponível, podem ser desenvolvidas questões
concisas que podem levar ao estabelecimento de uma teoria.
Evans e Nation contribuem com alguns dos comentários mais profundos e
perspicazes sobre a construção de teorias quando sugerem que examinemos
contextos sociais e históricos mais amplos em nossos esforços para estender
visões anteriormente estreitas de teorias em educação aberta e a distância. Eles
nos incitam a caminhar para a desconstrução do industrialismo instrucional da
faculdade EAD e para a construção de uma abordagem crítica que, combinada
com uma integração de teorias das ciências humanas e sociais, possa
enriquecer a construção teórica em nosso campo.
Embora não tenha havido uma estrutura teórica central para orientar a pesquisa
em educação a distância, houve uma série de estudos importantes que
examinaram as interações das tecnologias com a aprendizagem, design de
cursos e instrução. Devido ao uso intenso da tecnologia na educação a distância,
é oportuno examinar seu papel nesse contexto.